Ansiedade, entender para cuidar!

 



 A ansiedade é uma reação normal e muitas vezes útil, pois prepara o corpo para lidar com ameaças. No entanto, quando ela se torna crônica, pode impactar negativamente a vida diária.

 A ansiedade pode se manifestar fisicamente (palpitações, tremores, suor excessivo), cognitivamente (preocupações constantes, pensamentos catastróficos), emocionalmente (medo, irritabilidade) e comportamentalmente (evitar situações temidas).

2. Tipos de Transtornos de Ansiedade

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Transtorno de pânico

Fobias específicas(lugares fechados, sangue, animais, etc)

Transtorno de ansiedade social

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)


Como pode perceber tem várias formas da ansiedade se manifestar e é importante saber que quando presente de maneira prejudicial, causa transtornos na vida e as situações não são resolvidas com naturalidade.

Não devemos negligenciar a nossa saúde achando que comer demais é porque quero, não dormir ou dormir demais, viver agitada e cheia de pensamentos, passar mal o tempo todo sem ter uma patologia que justifique, deixar de frequentar lugares e realizar atividades que gostaria mas o medo não permite.


O importante ao perceber, se dar conta ou se algum amigo ou parente te sinalizar algo, respire e enfrente buscando acompanhamento profissional. O profissional de Psicologia pode contribuir em diversas situações que envolve a vida humana, seus enfrentamentos, pensamentos, fase de vida com suas perdas e conquistas.

Hoje é o dia  que temos para decidir e mudar nossa história!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Secretária - Reflexão para secretárias paroquiais.

Porque nada dá certo?