Lembranças da minha infância...
Hoje brincando com minha sobrinha de 02 anos tive uma memória da minha infância...deveria ter por volta dos 6 ou 7 anos!Nossos pais costumavam nos presentear com muitos livrinhos de estórias e disquinhos e o nosso preferido tinha essa estorinha da Formiguinha e a Neve!
Eu e minha irmã mais nova escutávamos e ela chorava sempre no final !Hoje ao lembrar ela relatou que chorava porque ninguém ajudava a formiguinha e ela morria.Enquanto eu tinha bem forte na minha memória que a formiguinha era salva por Deus!
Este fato me levou a refletir sobre a interpretação infantil sobre os fatos e a importância de respeitar e identificar desde a infância a personalidade e as características emocionais de cada pessoa.Apesar de existir uma diferença de 2 anos entre nós,, a construção do conceito de morte apresentaram características paradoxas. Enquanto uma entende a primavera eterna como fim, a outra entende que Deus é tão bom que a livra do sofrimento para sempre e promove a primavera como uma festa!É interessante como a criança desenvolve os seus conceitos perante a vida com ludicidade mas com autenticidade!Cada criança constrói seus conceitos perante os fatos , e essa construção é muito particular, única!Nós adultos ao interagir com nossas crianças precisamos respeitar;valorizar e reconhecer as impressões de cada um ao brincar,ao fantasiar,e ao se impor.
A infância é um tempo especial que fica registrado na memória e basta um gatilho a recordação vem a tona!
E aí veio alguma memória na sua mente agora?
#terapiainfantil
ResponderExcluir#infanciasaudavel
@psibeneditaaraujo
Por favor, desprende meu pezinho! Sofria demais com essa história. Minha incapacidade de ajudar um ser tão pequenino. A morte inevitável daquele ser que clamava por socorro e ninguém atendia. Isso refletiu na minha vida adulta, sempre sofro com as minorias, só que hoje minhã voz ativa me leva a gritar com eles: Soltem nossos pés!
ResponderExcluir